SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Ego é que o Outro!


Sartre disse: “O inferno é o outro”.

Mas o ego é que é o outro.

Na verdade, o outro, o meu irmão, sou eu.

Portanto o ego é o único outro que, na verdade, não sou eu nem o meu irmão, ainda que pareçamos ser.

O ego pensa que ele sou eu.
O problema só é mantido enquanto eu acreditar no que ele pensa. Esta crença faz-nos sentir num inferno.
O ego não acredita que eu e meu irmão somos um, pois ele é incapaz de perceber a verdade, sendo, ele mesmo, uma projeção ilusória, um sonho de separação.
Para ele, o meu irmão é um outro separado de mim, visto como maior ou menor, certo ou errado, culpado ou inocente, simpático ou antipático, isto ou aquilo, diferente de mim, porque ele me aparece em um corpo diferente do meu.
O ego, desde que o criei, foi e continua sendo separado da verdade.
Portanto, ele não existe, a não ser enquanto eu acreditar que ele sou eu, agora.
Eu só sou eu, na verdade, enquanto não acreditar em ilusões do passado, no presente.
Uma ilusão perigosa do ego é a projeção: Acreditar que, pelo julgamento, posso atribuir ao meu irmão aquilo que eu não quero ver em mim: culpa, medo e separação.
Outra ilusão perigosa do ego é assumir a culpa, acreditar no medo e ficar ilhado na solidão.
Mas, pelo perdão, vem a salvação que é, simplesmente, não acreditar mais na ilusão da separação.
Quando eu perdôo e libero o meu irmão, o ego é desfeito em seu castelo de projeções, onde se encontrava protegido por fortes muros de separação.
Um castelo de cartas se desfaz quando a indefensividade é reconhecida como sendo o verdadeiro “Eu Sou”.
O inferno é aquele lugar feito de enganos para onde o pequeno eu foi, quando decidiu ser um outro, diferente e separado da Fonte, esquecido do Eu Sou Aquele que Sou.
Sérgio Condé         
(inspirado em "Um Curso em Milagres")
                                                                                                  enviado por Ada Stella

Nenhum comentário:

Postar um comentário